ARTE LATINOAMERICANO

O EROTISMO NAS IMAGENS DE

FERNANDO UREÑA RIB

 

 

 

 

PARA LER A UREÑA RIB

 

Mientras o erotismo é uma sintaxe, uma verdadeira sintaxe, a de Fernando Ureña Rib é a aventura esplendorosa e dourada dos gestos e as formas. Eros dança. Saboreia uma flauta de água. Viajam os corpos no ar. Serpentean e clamam, silentes. Estouram vítores calados. Aqui nestes âmbitos serenos, a sabedoria do silêncio é a sapiencia oculta de prazeres que mal se nomeiam ou mal se desenham ou se roçam. O prazer discorre mascarado, desde depois, porque apetece mais. Apetece sempre mais. As máscaras são eternas.

Enriquillo Sánchez (Poeta crítico e escritor dominicano )No Século, Santo Domingo, República Dominicana .

A ausência de fortes contrastes, de ângulos violentos, de agressivas retas nos translada a um âmbito de vacuidade e ligeireza netamente feminino. Aquelas imagens parece que boiassem, que estivessem suspendidas sobre a frágil borbulha de um sonho ou sobre a pele estremecida de uma fugaz visão.

León David, Poeta e Jornalista. Embaixador Dominicano na Argentina

Fernando Ureña Rib é um pintor, desenhista e escultor criativo, destro e apaixonado em cada uma dessas categorias...são muitas as qualidades profissionais que reforçaram a carreira do artista, ainda que nunca lhe fizeram concorrência.

Marianne de Tolentino, (Crítico de arte dominicana) O Listín Diário Santo Domingo, 1989.

ureña Rib é um artista intuitivo. Suas obras são uma reação mais do que uma expressão; são uma extensão de seus sentimentos. Estas pinturas requerem de imaginação excitam a imaginação e finalmente a satisfazem.

Dorotha Kozinska, 1990, Crítico de Arte, Rádio Canadá, Montreal

 

 

 

 

 

  Privacy Policy | Terms of use | Help | Contact Us | Report Abuse
© Latin Art Museum 2006. Design and developed by comuniQue.  
Running on comuniQue web hosting